segunda-feira, 27 de outubro de 2014

O terrível medo da Traição

Hoje apeteceu-me escrever sobre este tema que é um assunto há muito debatido entre mim e a MIRR... O Terrível Medo de Sermos Traídos, que sim todos temos mas uns bem mais que outros na verdade...

Cheguei há relativamente pouco tempo à conclusão que quem mais sofre com este medo terrível é quem efectivamente mais trai...

Se alguma incoerência nesta atitude? Sim e não... Senão vejamos,

Não será de facto mais normal que quem tenha esse tipo de comportamento ache mais "normal", possível outras pessoas terem esse mesmo comportamento?

Porque serão as pessoas mais desconfiadas as menos confiáveis?

Nós seres humanos temos uma tendência a acreditar que os outros teriam reacções semelhantes às nossas, porque a nossa visão das coisas muitas vezes não nos permite ver com os olhos de outro alguém... E temos sempre a idiota mania de acharmos que a nossa visão é a certa... nem sempre meus caros...

Por isso com toda a lógica inerente pensam: Se eu traio porque ele/ela não me trairá? Se eu minto porque não me mentiriam?

Meus queridos traidores natos acreditem que há muito boa gente por ai que não consegue ter esse mesmo tipo de comportamento...

Lá por tu teres essa capacidade não quer dizer que todos tenhamos ou que tu sejas um alvo especial desse tipo de situações infelizes...

Trair? Bom trair penso que todos temos essa capacidade... Já me fiz essa pergunta a mim mesma e sim seria capaz de trair, mas jamais trairia por uma noite, por um envolvimento fugaz... Sei que seria capaz de trair se tivesse apaixonada, ai sim sei que seria possível e sei que a maioria de nós era capaz de tão vil feito...

A questão aqui põe-se no depois... E depois da traição consumada o que fazer?
Acho que aqui mostras muito do teu carácter, a tua capacidade de lidar com o erro, de assumir, de não enganar (pelo menos não enganar mais) a outra pessoa...
Admiro e abomino quem consegue trair e a seguir estar com a pessoa como se nada fosse... Tenho a certeza que se fosse eu cada vez que estivesse com essa pessoa, a visse, a tocasse iria ter a terrível imagem do que fiz... Iria assombrar-me e não conseguiria conviver com uma mentira, traição, tamanha...

Mas meus caros amigos há tão boa gente que o é capaz de fazer, de forma displicente, como se nada fosse com eles, com a chamada maior "cara de pau" do mundo, levam a sua vida com a maior das normalidades, mentindo, ludibriando quem for preciso, quantas vezes forem necessárias...
Infelizmente já assisti de perto a quem seja capaz de o fazer e confesso que fico assustada com a capacidade de encenação de algumas pessoas... De fingirem que está tudo bem, que nada aconteceu quando tu sabes o quanto a paz sentida é podre, suja e cravejada de mentiras... E sim são estas mesmas pessoas a quem o medo da traição mais assombra, o medo de provarem do próprio veneno, o medo de que o outro/a seja igual a eles próprios...

Talvez não haja maior castigo para quem trai que ser assombrado eternamente com o medo terrífico de serem eles um dia a vítima, de estarem do outro lado da barricada, de não serem eles a controlar, de serem eles os traídos e não os traidores...





   

Sem comentários:

Enviar um comentário